Nome: alta-costura, haute couture, couture
Pronúncia: “ōt-ku̇-ˈtu̇r”ou clique em como se pronuncia haute couture para ouvir
Definição (baseada no livro Fashion Book): uma indústria protegida por lei e governada pela Chambre Syndicale de la Couture Parisienne com regulações rígidas. Alta-costura refere-se à manufatura sob medida, uma indústria que emprega poucos, mas habilidosos funcionários.
Critérios:
- Ser associado da Chambre Syndicale de la Couture Parisienne
- Localização em Paris, especificamente nas avenidas Montaigne, Georges V ou Champs Elysées
- Processo produtivo absolutamente manual, sem auxílio de máquinas de costura
- Maison tem que ter cinco andares, inclusive um espaço para desfiles das obrigatórias duas coleções por ano com, cada uma, 35 looks
Necessariamente dramático? Engana-se quem pensa que a prerrogativa, definida pela Chambre, de que os 35 looks precisem ser inovadores a cada estação faz com que o que se vê em desfiles de alta-costura esteja absolutamente longe do que gostamos para a vida real. O famoso tailleur de tweed, com saia nos joelhos, lapelas, botões duplos e cintos dourados – criado por ninguém menos do que mademoiselle Chanel – foi apresentado em 1955 em desfile de alta-costura!
Marcas: Alexis Mabille, Armani Privé, Bouchra Jarrar, Chanel, Christian Dior, Elie Saab, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Valentino e outros
Mercado: há tempos a alta-costura, por si só, não é um bom negócio – mas, sim, uma estratégia de marketing: mais especificamente, de branding (ou gestão da marca). A alta-costura faz o público sonhar e ter um pouco daquilo com as peças do prêt-à-porter, acessórios e até maquiagem. Essa dinâmica pode ajudar a explicar o tão discutido – e lamentado – preço de esmaltes, bolsas e etc Chanel!
Nenhum comentário:
Postar um comentário