segunda-feira, 19 de julho de 2010

O blush certo para cada rosto

Dominar o blush não é nenhuma arte. Não requer talento, tampouco prática. Mas ter a seu favor alguns truques de primeiro nível de dificuldade — porém último em eficiência — podem fazer a diferença na frente do espelho. Se você achava que ganhar bochechas coradas se resumia a esfregar o produto no rosto de qualquer jeito e ponto final, pegue papel e caneta e tome nota das dicas que vai ler nesta reportagem. Com pequenas artimanhas na hora de aplicar o blush, formatos distintos de rosto ganham mais harmonia. O resultado é aquele que fará com que suas amigas notem que você está mais bonita, mas sem nunca conseguir adivinhar o porque.
Sim, esse item que mora na sua nécessaire e que você, às vezes, nem dá muita bola pode fazer toda a diferença no acabamento da sua maquiagem. E, ao contrário de batons e da maquiagem dos olhos, que mudam de acordo com as temporadas, o blush é um produto atemporal: não segue tendências. Portanto, uma vez que você encontrar o seu ar de saúde ideal, não desgrude mais. Ele pode viver para sempre na sua bolsa. “Muitas vezes, um único ‘blushezinho’ na nécessaire resolve tudo. É para o ano todo!”, pontua o maquiador Marcos Costa, da Natura. E já que esse produto é assim tão importante, a Revista preparou, com a ajuda de especialistas, um manual de instruções completo com dicas de aplicação, cores, pincéis e truques.


ROSTO QUADRADO

Segundo o maquiador Alex Sander, o rosto quadrado, por ser anguloso, é o mais difícil para os profissionais. O desafio aqui é amenizar os traços duros e trazer mais leveza aos contornos. Para isso, o ideal é passar o blush não na maçã do rosto, e sim um pouco mais abaixo. Além disso, o produto não deve ficar concentrado num único ponto. “Nesse tipo de rosto, a dica é passar o produto no centro e depois espalhar com um pincel em direção à orelha e à boca, formando uma linha diagonal”, explica Alex.

ROSTO REDONDO

Para o rosto redondo, o blush faz a mesma linha diagonal, mas, ao contrário do que ocorre no rosto quadrado, aqui ele passa pelas maçãs do rosto. E se engana quem pensa que blush é só para as bochechas. Nos rostos redondos ele também pode ser aplicado em pequena quantidade na testa, próximo à linha do cabelo, e na linha do maxilar. “Nessa região, o blush projeta o rosto para frente e dá mais profundidade ao rosto. É um ‘nada’ que faz toda a diferença”, garante Alex Sander. No acabamento, um pouco de iluminador na testa, queixo e nariz ajudam a alongar a face. “O iluminador chama a atenção para esses três pontos. Aqui ele é imprescindível”, completa.


ROSTO OVAL

Se o rosto quadrado é o pesadelo dos maquiadores, o oval é um presente, de acordo com Alex Sander. “O rosto oval pode quase tudo”, garante. Na maçã do rosto, blush tradicional funciona. Para achar o ponto, dê um sorriso de boca fechada e observe a parte da bochecha que sobe, formando um “gordinho”. O blush vai ali. O iluminador nas têmporas não é obrigatório, mas é bem-vindo.


Fotos: Reprodução

Dica universal
Não importa se o seu rosto é oval, quadrado, redondo, triangular ou de qualquer outro formato geométrico. Segundo o maquiador Alex Sander, existe um truque que cai bem em quase todos e que requer pouquíssima intimidade com a maquiagem. Antes de passar o blush, coloque os dedos indicador e médio ao lado do nariz. Esse é o espaço que você deve deixar sem o produto. Ele deve ir do meio da linha dos olhos em direção às orelhas.

Agora é só investir!!!

Beijokas

Nenhum comentário: