terça-feira, 13 de setembro de 2011

Especial Rock in Rio: Evento atrai marcas que querem se relacionar e vender


A quarta edição do Rock in Rio no Brasil já é um case de sucesso quando o assunto é patrocínio. Em 2011, o festival conta com um time de peso que inclui o Itaú como patrocinador master, além de Heineken, Coca-Cola, Trident, Volkswagen e Claro. Aproveitando a plataforma de comunicação criada a partir do evento, marcas como Leader, Taco, Domino's, Spoleto e Tam Viagens também entraram no ritmo do festival.

Em comum, todas as empresas têm um objetivo: se aproximar e promover relacionamento com um público jovem e ávido por dialogar e interagir. As ações de Marketing são diversas e somam desde o lançamento de produtos licenciados até promoções que, mais do que distribuir ingressos, oferecem um pacote completo de experiências, com direito a transporte, hospedagem e ida ao backstage dos artistas.

O investimento das marcas no festival não é à toa. Criado pelo publicitário Roberto Medina em 1985, o Rock in Rio já nascia com o propósito de oferecer uma oportunidade de promoção e comunicação para as marcas, quando na época foi utilizado para divulgar o lançamento da cerveja Malt 90, da Brahma, entre os jovens brasileiros.
Festival dá origem a modelo exclusivo de carro
Os 26 anos de experiência e as três edições nacionais, além de seis internacionais, fizeram com que a grande diferença – e a evolução – do evento esteja justamente na relação das marcas com o festival. Mais dos que viabilizadoras financeiras, as patrocinadoras terão cada uma um stand próprio para interagir com o públicopresente. A ordem é não fazer propaganda, mas sim relacionamento.

“O Rock in Rio é um projeto de comunicação de um ano que termina com o maior festival de música. A marca Rock in Rio é um colchão para que todas as outras marcas possam falar e aproveitar o conteúdo. Criamos uma plataforma para permitir que os patrocinadores falem da gente”, explica Rodolfo Medina, Vice-Presidente do Rock in Rio e Diretor da Artplan, empresa por trás do festival, em entrevista ao Mundo do Marketing.

De olho neste potencial, as empresas não perderam a oportunidade de surpreender o público. A Volkswagen, por exemplo, criou uma série inédita no Brasil com o lançamento do Gol e do Fox Rock in Rio, com um acabamento inspirado no festival, para ligar a montadora aos fãs de música.
Música, jovens e festas
O patrocinador master Itaú se juntou ao Rock in Rio para disponibilizar vantagens aos clientes. O banco foi o responsável pela venda de ingressos em edição limitada para usuários dos cartões de crédito Personnalité, Itaú Uniclass Platinum e Itaucard Platinum, Itaucard Mastercard Black ou Itaucard Visa Infinite. Os clientes também tiveram 15% de desconto na compra das entradas e puderam parcelar o valor em até seis vezes sem juros.

Já a Coca-Cola aproveitou a dobradinha “jovens e música” para promover sua presença no Rock in Rio. Entre as muitas ações promocionais da marca com foco no Rock in Rio está a iniciativa que escolheu consumidores de 13 a 25 anos que gravaram as melhores performances em vídeo para participarem do comercial da marca sobre o festival.

A empresa promove ainda o energético Burn no Rock in Rio e, para isso, vemrealizando eventos em 13 cidades brasileiras com músicos e DJs que estarão presentes no festival. Outra ação da Coca-Cola é a distribuição de copos temáticos para os consumidores que juntarem três tampinhas metálicas ou três anéis de lata participantes, mais R$ 3,00.
A Heineken, por sua vez, quer superar as expectativas do público em relação ao evento. A cervejaria criou a promoção “Heineken Rocks in Rio” que levará os cinco sorteados ao show do Coldplay, com direito a hospedagem, transporte, acesso à área vip com open bar e visita ao camarim da banda.

“Hoje, a Heineken é a marca de cerveja mais internacional no mercado, presente em 172 países. Isso é algo muito valioso para o nosso consumidor, que está sempre conectado com o que acontece no mundo. A música internacional tem muito a ver com essas pessoas e nos ajuda a reforçar nossa presença mundial”, conta Herbert Gris, Gerente de Marketing da Heineken, em entrevista ao portal.

Marcas apoiam dia extra
Com foco no público frequentador de festas, a Trident também marca presença no Rock in Rio e, assim como a Heineken, sorteou pacotes de viagens para o evento, além de mil ingressos. A marca lançou ainda um sabor exclusivo para o evento, o Rock Mint e, ao lado da Claro e do Itaú, entrou no seleto grupo de patrocinadores da noite extra do festival, no próximo dia 29.

“Acreditamos tanto no projeto que exatamente por isso, junto com o Itaú e a Claro, estamos oferecendo esses shows a mais. Com a velocidade com que os ingressos acabaram, não poderíamos deixar os consumidores na mão”, acredita Vinícius Germano, Gerente de Marketing de Gomas da Kraft Foods Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Além de patrocinadora do dia extra, a Claro criou o site “É Claro que eu vou” para reunir todas as ações desenvolvidas para o Rock in Rio. A marca aproveitou o evento para se relacionar com os clientes, sorteando ingressos e hospedagem na Cidade do Rock, e presenteou os novos assinantes da operadora com entradas para os shows.

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