quinta-feira, 22 de março de 2012

Anvisa suspende venda de todas as próteses de silicone para médicos


Além da suspensão na importação de próteses de silicone, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender também a venda de todos os implantes -- inclusive os nacionais -- para médicos de todo o país, informou a assessoria de imprensa do órgão.

A venda de próteses que os médicos já tenham em estoque diretamente para pacientes continua permitida, segundo a agência.

(Atualização: às 19h, o gerente-geral de tecnologia de produtos para a saúde da Anvisa, Joselito Pedrosa,esclareceu que as próteses fabricadas ou importadas até a meia noite desta quarta (21) poderão ser vendidas normalmente. A partir desta quinta (22), a venda só ocorrerá após a fabricante receber o selo do Inmetro. Ainda não há data para o início dos testes do Inmetro para concessão do selo.)

O Inmetro informou que vai publicar até o dia 31 de março no Diário Oficial da União os requisitos de avaliação da conformidade para implantes mamários, com base no regulamento estabelecido pela Anvisa.

As próteses passarão por testes mecânicos, biológicos e químicos nos laboratórios do Inmetro. Entre outros pontos, as análises tentarão detectar em microscópio se os produtos possuem metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio, danosos à saúde..

A agência também decidiu que os médicos terão de informar aos pacientes sobre os riscos de implante dessas próteses de silicone e sobre a vida útil do produto.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário: