quinta-feira, 8 de março de 2012

Franja - tendência de inverno?

Franjas para todos os gostos. Fonte: Getty Images

Com a chegada do inverno cada dia mais próxima, já é possível prever qual estilo vai fazer a cabeça das mulheres na visita ao salão de beleza durante os dias frios. As franjas prometem continuar em alta em diferentes modelos capazes de realçar pontos fortes da aparência e suavizar imperfeições.

O TodaEla mostrou neste artigo como escolher a franja de acordo com o seu tipo de rosto. Assim, levando em consideração as suas características, é hora de conferir quais os estilos que farão sucesso na próxima temporada.

Além disso, como essa parte do cabelo é formada por fios mais finos, é preciso saber os truques para arrumá-la e ficar por dentro das tendências, eliminando o frizz e ondulações.

Confira abaixo os tipos de franja e possíveis formas de ajeitá-las para ficar com as madeixas em ordem nos dias frios.

Franja curta


Mallu Magalhães em anúncio da MyShoes e Rooney Mara. Fonte: Divulgação/ Getty Images

A fashionista Rooney Mara foi uma das celebridades que ajudou a popularizar a franja curta, que promete se espalhar pelas ruas na próxima estação. Nesse estilo, os fios são cortados no meio da testa, criando um visual inusitado.

O modelo é ideal para quem gosta de ousar, mas não é indicado para quem possui testa curta, pois a mecha ficará curta demais.

Para deixá-la reta e bem marcada, use o secador com o vento na direção da raiz para as pontas, retirando o bico. Em seguida, dê o formato desejado com o auxílio das mãos e aposte em um jato frio para finalizar, evitando que os fios fiquem espetados.

Franja reta

Nelly Furtado e Jessie J. Fonte: Getty Images

Esse estilo de franja é clássico e proporciona um visual forte. Cortes de cabelos estruturados, como o Chanel, tendem a combinar perfeitamente com ele, assim como rostos ovais.

A franja reta, no entanto, não é recomendada para aquelas que possuem a face arredondada, pois ela tende a encurtar as formas e realçar ainda mais as maçãs do rosto.

Para ajeitá-la, use um leave-in ou mousse para dar textura aos fios e, com a ajuda de um secador e escova, modele conforme a sua preferência. Para reforçar o efeito liso, é possível investir na chapinha (ao passar o aparelho, vire-o para dentro) ou contar com a ajuda de um bobe de velcro.

Franja cheia

Rachel McAdams e Rose Byrne. Fonte: Getty Images

O estilo se aplica bem a quem possui cabelo encorpado, já que ele esconde toda a testa, pois as mechas cortadas partem desde o alto da cabeça, de forma reta. Quem tem o rosto oval pode investir nessa franja sem medo.

O ponto positivo é que arrumá-la no dia a dia é bastante simples. Com o auxílio do secador, retire a umidade com o vento na direção da raiz às pontas. Em seguida, segure os fios com as duas mãos até esfriar. Dessa forma, o volume diminui e o frizz vai embora.

Franja desestruturada/desfiada

Reese Whiterspoon e Leighton Meester. Fonte: Getty Images

Aquelas que possuem um estilo mais despojado e cabelos finos podem apostar na franja desestruturada para inovar no visual. Em geral, ela é mais longa, repicada desde o meio da mecha e levemente desfiada nas pontas. Dessa forma, a testa não fica completamente coberta, resultando em um look com leveza.

O modelo é democrático e pode ser usado inclusive por quem tem face arredondada. Nesse caso, basta jogar os fios para o lado. As mulheres com rosto quadrado também podem investir no estilo, pois ele descontrói as linhas rígidas da aparência.

Para deixá-lo arrumado, prepare os fios com mousse ou leave-in (deixando-os mais encorpados) e seque com o auxílio de uma escova. Se ainda não estiver do jeito desejado, enrole a mecha em um bobe de velcro, espere ela esfriar e estará pronto.

Franja meia-lua

Christina Ricci e Zooey Deschanel. Fonte: Getty Images

Esse estilo também é bastante tradicional por sua versatilidade. O corte é reto no meio e mais comprido nas pontas, dando um charme especial ao visual. No entanto, aquelas que possuem a face quadrada devem fugir da franja meia-lua, pois ela ajuda a marcar as linhas já rígidas dos maxilares.

Porém, quem tem o rosto do estilo triângulo invertido pode investir no estilo, que vai equilibrar o look, já que ressalta as bochechas.

Para ajeitá-la, não se esqueça de preparar os fios com leave-in e secar com vento quente com a ajuda de uma escova. Faça primeiro um movimento de dentro para fora e, depois, em direção às laterais. Para um conquistar um efeito mais liso, aplique a chapinha, virando o aparelho para dentro quando chegar mais próximo às pontas.

Franja irregular

Rihanna e Keira Knightley. Fonte: Getty Images

Apesar de ainda não ser muito popular, a franja irregular combina principalmente com as mulheres mais ousadas. Isso porque ela é cortada de forma displicente e desfiada, em que cada parte da mecha ficará com um tamanho diferente.

O rosto oval é o que melhor combina com o estilo, mas quem tiver testa grande deve evitar esse corte.
O ideal é apostar em um penteado despojado na hora de arrumá-la. Para tanto, posicione o secador a uma boa distância, esticando completamente o braço, fazendo com que o fluxo de ar vá de cima para baixo. Use os dedos para finalizar e não se esqueça de aplicar o leave-in caso seus fios sejam muito finos.

Franja longa

Rihanna e Ashley Tisdale apostaram no estilo. Fonte: Getty Images

O estilo é o mais indicado para quem deseja mudar o visual aos poucos. Isso porque a franja longa pode ser escondida com facilidade em rabos de cabelo, puxada para a lateral ou mesmo usada com a risca do meio da cabeça.

Ela também é democrática por suavizar os traços da maioria dos tipos de rosto, entre eles os redondos e quadrados.

Você pode penteá-la de diferentes maneiras. Se a intenção é deixar os fios cobrindo toda a testa, seque-os e, em seguida, deixe que eles esfriem enrolados em um bobe de velcro. Porém, se você deseja que a mecha fique para o lado, separe-a para a lateral e prenda com grampos longos. Quando ela estiver um pouco mais seca, termine de modelar com o secador.

Já aquelas que gostam do estilo anos 1970, em que a franja era dividida ao meio, pode separar cada metade do cabelo para um lado e secá-las com a ajuda de uma escova, modelando em direção às pontas.

Com criatividade, é possível aproveitar o melhor da tendência e ainda ficar com um visual novo e sofisticado para os dias frios.

Beijos

Fonte: Todaela

Nenhum comentário: