sexta-feira, 29 de junho de 2012

Grávida pode tomar bebida alcoólica?

Tudo o que a mãe consome durante a gravidez influencia a saúde do bebê, ainda na barriga da mãe e no futuro. E cada vez mais novos estudos mostram essa relação. Oálcool, por exemplo, faz parte da lista das proibições. Mas será que apenas um drinque também faz mal? Segundo um estudo feito por pesquisadores dinamarqueses e publicado no Jornal Britânico de Ginecologia e Obstetrícia, não! 

LEIA TAMBÉM: Estresse na gravidez pode prejudicar o bebê?

Os cientistas analisaram a saúde e o comportamento de 1.628 mulheres e seus filhos, desde a gravidez até as crianças completarem 5 anos. As mães foram convidadas as avaliar o seu próprio consumo de álcool durante a gravidez em entrevistas realizadas nas consultas de pré-natal. Elas foram divididas entre aquelas que não bebiam nada, as de consumo leve (cerca de uma a quatro doses por semana), moderado (que bebiam entre cinco a oito doses por semana) e alto (mais de nove doses por semana). 

LEIA MAIS: É normal ter crises de autoestima na gravidez?

O resultado mostrou que filhos de mães de consumo moderado não apresentaram comprometimento no desenvolvimento comportamental e intelectual até os 5 anos. Já as crianças de mulheres que bebiam em excesso tinham mais chance de apresentarem déficit de atenção. Vale lembrar que já se sabe que bebidas alcóolicas durante a gravidez podem levar, ainda, a outros problemas neurológicos no bebê, como hiperatividade, impulsividade, problemas de visão espacial, além de o risco de ele nascer com baixo peso e ter alterações cardíacas.
CRESCER ouviu quatro especialistas para discutir o assunto e todos são unânimes em afirmar que o álcool deve ser evitado durante os nove meses. Por isso, se você está pensando em engravidar, é fundamental deixar a cervejinha de lado já. Isso porque, durante os primeiros três meses de gestação, as células do bebê estão se formando e se diferenciando, e o álcool prejudica o seu desenvolvimento. 

Se a ideia é fazer um brinde para uma ocasião especial, que tal preparar o seu drinque sem álcool? De quebra, essa receita, ainda, alivia o enjoo matinal: 
Citrus 
Ingredientes 

165 ml de suco de maçã pronto 
2 fatias de abacaxi 
2/3 de uma xícara (café) de suco de limão 
uma pitada de erva-doce 
4 pedras de gelo. 

Como fazer 

No liquidificador, bata o abacaxi com gelo, a erva-doce e 100 ml do suco de maçã. Adicione o restante do suco de maçã e o de limão e mexa devagar para não formar muita espuma. Rende 500 ml. 


Fontes: Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês (SP); Antônio Júlio Sales Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina (SP); Eduardo de Souza, ginecologista e coordenador científico do Hospital São Luiz (SP); Abner Lobão, obstetra da Unifesp; receita: Seletti 


Nenhum comentário: