quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Top 10 ajuda a evitar que o frio prejudique os cabelos

O cabelo deve ser lavado todos os dias, mas sem exageros tanto no tempo do banho quanto na temperatura da água (Foto: Thinkstock)


1 – Evite água muito quente
Depois de um dia longo e frio, tudo que a gente mais quer é um banho bem quentinho. Mas é bom não exagerar. Valcinir Bedin, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica que a água em alta temperatura retira a proteção natural do cabelo: “Ela tira dos fios a quantidade certa do manto hidrolipídico – a mistura do suor e do sebo produzidos pelo couro –, essencial para a sua proteção”.

2 – Não demore no chuveiro
Por mais que dê vontade de ficar um tempão no banho, tente não demorar demais. “O ideal é deixar a água cair por, no máximo, 4 minutos. Molhe, saia debaixo da água, aplique os produtos que vai usar e depois enxágue”, diz Bedin.

3 – Capriche na hidratação
Assim como ocorre com a pele, o tempo seco resseca os fios. Por isso uma boa hidratação é fundamental. Ela deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Vale lembrar que o cabelo hidratado também tem menos chance de sofrer com problemas como a caspa, mais frequente no inverno.

4 – Lave sem moderação
Está com preguiça de lavar a cabeça? Não fique! O tempo seco agrava os efeitos da poluição, que deixa o cabelo opaco e sem vida. “Devemos lavá-lo todos os dias, utilizando produtos com baixo pH. A quantidade de monóxido de carbono acumulada no cabelo e no couro cabeludo pode causar vários problemas”, diz Patrícia Maciel, tricologista e terapeuta capilar. Outra dica é massagear bem o couro cabeludo durante a lavagem. Isso aumenta a circulação e dá mais brilho e resistência aos fios.

5 – Seque bem
Quando está frio ninguém aguenta ficar muito tempo com o cabelo molhado. Mesmo assim não custa ressaltar a importância de secá-lo bem e o quanto antes. “Os fios molhados aderem mais poluentes”, destaca Patrícia.

6 – Fuja do arrepiado
Por estar mais ressecado, o cabelo pode criar mais eletricidade estática e aumentar o frizz. Para proteger os fios desse problema, use produtos a base de silicone. De acordo com Bedin, os leave-incom esse elemento também podem ajudar.

7 – Pegue leve na tintura
“Tinturas e outros procedimentos químicos deixam os fios mais ressecados. Nesta época do ano o ideal é reforçar o uso de produtos hidratantes”, afirma Bedin.

8 – Prefira secadores e chapinhas com íons
Com a baixa umidade do ar e o consequente ressecamento do cabelo, as cutículas – responsáveis pelo brilho dos fios – podem ficar mais abertas. Quanto mais abertas, o cabelo terá menos reflexo de luz e ficará mais difícil para pentear. “Para evitar esse problema opte por secadores e chapinhas com íons e por produtos com queratina”, sugere Bedin. Os íons fecham as cutículas e mantêm a hidratação natural do cabelo.

9 – Evite alimentos gordurosos
Quem não adora um chocolate quente ou um fondue nos dias frios? Não tem jeito, o inverno atrai comidas mais gordurosas e, para completar, a gente tem menos sede e bebe menos água. “Essas pequenas mudanças na dieta, junto com a poluição e o tempo frio, desequilibram as nossas glândulas sebáceas (que produzem o óleo natural dos cabelos), o que pode provocar queda”, afirma Patrícia. Para evitar a oleosidade em excesso e a queda de cabelo, prefira alimentos menos gordurosos. Isso fará bem para a sua saúde como um todo.

10 – Aposte nesta receita caseira
Patrícia indica uma receita para melhorar a oleosidade do couro cabeludo: “Centrifugue um maço de hortelã com meio copo de água filtrada. Coe bem e aplique 20 gotas no couro cabeludo, após lavado. Massageie bem e não enxágue.”

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: