quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fica a dica!





O primeiro filtro solar efetivo foi desenvolvido em 1938 pelo estudante de quimica suiço Frans Greiter, depois de se queimar severamente durante a escalada do pico Piz Buin na fronteira entre Suiça e Austria. Porém, somente em 1950 é que os laboratórios perceberam a importância desse produto inovador e, então, investiram na pesquisa das melhores substancias fotoprotetoras.

No Brasil, o primeiro filtro solar foi introduzido em 1984 pela Johnson & Johnson, sob a marva Sundown, em três versões: FPS 4, 8 e 15.

Em 1978, o FDA ( Food and Drug Administration) aprovou o primeiro metodo para avaliar a eficacia dos fotoprotetores : Surgiu o FPS ( Fator de Proteção Solar)

O FPS mede a dose eritematosa minima em relação aos raios ultraviolteas UVB. O que isso quer dizer??

Se a pele de uma pessoa, quando exposta ao sol, demora 10 minutos para ficar com eritema (pele vermelha), a mesma pele, com protetor solar com FPS "15", demorará 15 vezes mais para ficar no mesmo estado(15 x 10 minutos: 150 minutos)

Os tipos de raios ultravioletas (RUV) são : UVA, UVB, UVC.

Os Raios UVA incidem durante o dia todo. São os principais causadores

do fotoenvelhecimento.

Os raios UVB incidem principalmente das 10 as 14h, são os principais

causadores que câncer de pele.

Os raios UVC sao bloqueados pela camada de ozônio.

Em 2000 foi apresentado o metodo para avaliacao de eficacia de um

protetor contra os raios UVA : PPD.

Um bom protetor solar deve ter uma equivalencia de 3:1 - FPS:PPD. Por exemplo um protetor com FPS 15 deve ter o PPD de 5.

Existem 2 tipos de protetor solar:

- fisico: possue uma camada opaca que reflete ou dissipa os RUV. Cosmeticamente são ruins porque deixam uma camada esbranquiçada na pele.

-químico:possuem moléculas que absorvem os RUV. Podem proteger contra UVA, UVB ou ambos (amplo espectro).

O protetor solar dermatologico tem como diferencial ser de amplo espectro e a maioria das vezes físico+químico.

Uma duvida comum de paciente é: Existe diferença entre o protetor solar FPS 30 e FPS 60?

Na verdade a proteçao de um FPS 30 é de 92% e de um FPS 60 98%. Porem essa proteção é efetiva somente se a pessoa passar a quantidade certa de protetor.

Essa quantidade é de 2g/cm2: 1 colher de café pro rosto e 1xícara de café para corpo todo.

Então, quando uma pessoa aplicar a metade da quantidade indicada, um protetor com o FPS cai de 25 para 9 (aproximadamente). Além disso, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maio o FPS.

Além da quantidade certa, deve-se passar o protetor solar 15 minutos antes da exposição solar e a cada 2 horas. Quando uma pessoa repassa o protetor solar, a proteção aumenta em 3x.

Por isso, pra quem usa acido , tem uma pele mais sensível ou simplesmente quer prevenir o fotoenvelhecimento deve sempre usar um protetor de amplo espectro com FPS maior que 30!

Na praia, mesmo embaixo do guarda-sol , deve -se usar protetor solar. Isso porque o sol reflete. Na areia esse reflexo é de 25 %, na agua 8% e na neve 85%!!!

Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário: