sábado, 3 de julho de 2010

Alimentos integrais: a ração humana



É raro sair de uma consulta com a nutricionista sem a recomendação de acrescentar cereais integrais à nossa alimentação diária neh???
cada vez mais os alimentos integrais estão fazendo pare de nossa alimentação no dia a dia, como complemento de nutrientes.. seja na vitamina, suco ou açaí. Porém, a fama inesperada e o sucesso de vendas conquistado recentemente por uma dessas misturas de cereais disponíveis no mercado, batizada com o sugestivo nome de “ração humana”, despertou a atenção de especialistas para um aspecto que vem sendo negligenciado: a forma correta de armazenar essas substâncias. Guardados de maneira errada, eles não só perdem as propriedades como podem causar efeitos colaterais indesejados. Segundo o médico e nutricionista Daniel Boarim, de Curitiba, que ajustou a fórmula da “ração” original, cereais, sementes e grãos não devem ser expostos à luz, umidade ou calor sob o risco de causarem mal-estar, como desconforto gástrico e diarreia. Isso quer dizer que basta colocar a granola em um pote que não secou direito para favorecer, por exemplo, a proliferação de certos fungos que fermentam e consomem os nutrientes destinados a beneficiar o organismo humano.

Acredito na ração humana e faço uso dela, mas antes de entrarmos nessa de comer tudo que se vê em revistas ou que se ouve por aí (principalmente quando se referir a emagrecimentos e dietas), vamos buscar uma opinião médica com as quantiades necessárias, quais misturas realmente nos farão bem, como devem ser guardadas...

Cuidado!!!! Nem tudo que se lê por aí nos trará benefício...

Fica a dica!!!

Beijos

Nenhum comentário: